09 Gestão Operacional

09.01 Gerir Aquisições e Contratações

(em revisão pelo NUPROC)

O macroprocesso de gerir aquisições e contratações diz respeito a todos os processos de aquisições e contratações realizadas para a empresa cumprir a sua missão. regulamenta as várias formas para adquirir ou contratar, os formatos de alterações contratuais além da gestão e acompanhamento dos contratos.

09.01 Gerir aquisições e contratações

Antes de iniciar os processos, recomendamos a leitura atenciosa do Regulamento Interno de Licitações e Contratos da Epagri - RILC-Epagri e demais nas normas e parâmetros complementares aos processos abaixo padronizados.

Apresentação dos dados - Painel de Aquisições da Epagri de 2019 a 2023

Lista de Documentos e Artefatos

Planejamento da Contratação e Seleção de Fornecedores - clique aqui para expandir o menu

Plano anual de contratações da Epagri


Orientações


Solicitação de compras e pesquisa de preços


Estudo Técnico Preliminar (ETP)


Termo de referência 


Outros documentos 


Decisão de Revogação 

Esclarecimento: sempre que uma dispensa de licitação for revogada ou anulada, deve ser juntada a decisão no SGP-e do processo. Utilizar o modelo abaixo, adaptando ao caso concreto. 


Check lists

Gestão e fiscalização das contratações - clique aqui para expandir o menu

Check lists


Infográficos e orientações


Gestão da Contratação

Documentos - Regulamentos, Manuais e Leis - clique aqui para expandir o menu

Leis e Decretos


Regulamentos e Manuais


Resoluções

09.01.00 Elaborar plano anual de contratações da Epagri (PACE)

 Art 4º

Parágrafo único. A Epagri deverá elaborar, anualmente, o Plano Anual de Contratações, alinhado com o plano de negócios anual, estratégia de longo prazo e leis orçamentárias, contendo todos os itens planejáveis que pretende contratar no exercício subsequente, conforme cronograma e regras expedidas pela Diretoria Administrativa Financeira.

[Regulamento Interno de Licitações e Contratos da Epagri (RILC-Epagri)]

09.01.01 Gerir licitações

Art 4º. As contratações e licitações devem ser antecedidas de planejamento prévio e detalhado, com a finalidade de otimizar custos, proteger o interesse público envolvido, com transparência e equidade, com vistas a maximizar os benefícios de sua compra ou contratação e bem atender às finalidades estatutárias.

[Regulamento Interno de Licitações e Contratos da Epagri (RILC-Epagri)]

Como funciona a licitação? - clique aqui para expandir o menu

conforme o RILC - EPAGRI no seu Art 4º

"As contratações e licitações devem ser antecedidas de planejamento prévio e detalhado, com a finalidade de otimizar custos, proteger o interesse público envolvido, com transparência e equidade, com vistas a maximizar os benefícios de sua compra ou contratação e bem atender às finalidades estatutárias."

09.01.02 Gerir contratação através de dispensa de licitação em razão de fracasso ou deserção para bens e serviços em geral até R$ 200.000,00 (duzentos mil) reais

O que precisa ser considerado ao realizar a dispensa de licitação em razão de licitação fracassada ou deserta? - clique aqui para expandir o menu

Caso o valor do lote fracassado ou deserto for menor que R$ 12.545,11, e não houver interesse de adquirir novamente esta demanda ao longo do ano (LEMBRETE: é proibido o fracionamento de despesa), a contratação poderá seguir o fluxo da dispensa de licitação em razão de baixo valor (conforme quadro abaixo),  porém deve-se utilizar o checklist da dispensa de licitação em razão do fracasso/deserção.

09.01.03 Gerir contratação derivada de licitação com contrato

Quando precisa de contrato? - clique aqui para expandir o menu

Conforme o RILC,  aquisições ou contratações com recursos federais, mais de R$ 12.545,11, ou que gerem obrigação futura precisam formar contrato.

09.01.04 Gerir contratação derivada de licitação com autorização de fornecimento (AF) ou ordem de serviço (OS)

Quando não precisa de contrato?- clique aqui para expandir o menu

Aquisições ou contratações de menos de R$ 12.545,11, que não são realizados com recursos federais, são produtos e/ou serviços de pronta entrega e não geram obrigações futuras.

Qual a diferença entre autorização de fornecimento e ordem de serviço? - clique aqui para expandir o menu

Nos casos em que não é preciso formalizar um contrato no SAFI, conforme resposta acima, o contrato é substituído por documentos mais simples:

a) autorização de fornecimento (AF): utilizada nas compras de bens e materiais. Por meio dela, a Epagri ordena que o fornecedor realize o fornecimento do que foi contratado.

b) ordem de serviço (OS): utilizada na contratação de serviços. Por meio dela, a Epagri ordena que o prestador de serviços execute a obra ou serviço contratado.

09.01.05 Gerir inexigibilidade, para bens e serviços em geral (BSG), até R$ 200.000,00

Quando se aplica a inexigibilidade? - clique aqui para expandir o menu

A inexigibilidade se aplica quando a contratação é de forma direta e o objeto contratado é específico, sendo inviável a competição, seja em razão da natureza do produto e/ou serviço ou da qualidade do produto e/ou profissional a ser adquirido/contratado. 

Por exemplo, quando a Epagri tem uma necessidade e essa necessidade somente pode ser atendida por um fornecedor único no mercado.

09.01.06 Gerir dispensas de licitação em razão do valor até R$ 12.545,11

Onde se aplica a dispensa em razão do valor? - clique aqui para expandir o menu


09.01.07 Gerir contratação de bens e serviços em geral (BSG), através de dispensa de licitação em razão de valor entre R$ 12.545,11 até R$ 62.725,59

O que são bens e serviços em geral (BSG) ? - clique aqui para expandir o menu

Bens e serviços em geral são produtos cuja escolha pode ser feita tão somente com base nos preços ofertados, haja vista serem comparáveis entre si e não necessitarem de avaliação minuciosa. São encontrados facilmente no mercado.

09.01.08 Gerir contratação de bens e serviços em geral (BSG), através de dispensa de licitação  em razão emergencial  acima de R$ 12.545,11 até R$ 200.000,00

Proibição de Dispensas de Licitação Emergenciais  - setembro de 2024

O Departamento Jurídico da Epagri - DJUR, informa que:

Onde se aplica a contratação emergencial? - clique aqui para expandir o menu

A contratação emergencial é motivo de dispensa de licitação conforme o art. 29, XV e § 2º, da Lei das Estatais: 

 

Art. 29. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista: 

[...] XV - em situações de emergência, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contado da ocorrência da emergência, vedada a prorrogação dos respectivos contratos, observado o disposto no § 2º;

[...] § 2º A contratação direta com base no inciso XV do caput não dispensará a responsabilização de quem, por ação ou omissão, tenha dado causa ao motivo ali descrito, inclusive no tocante ao disposto na Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992 .


Para a contratação com base nesse dispositivo: 

a) deve haver um dano iminente, gravoso e potencialmente concreto; 

b) a contratação pretendida deve objetivar eliminar o risco de dano a pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares; 

c) somente pode ser contratado o estritamente necessário para afastar o risco do dano e a situação emergencial.


A contratação direta com base nesse dispositivo não dispensará a responsabilização de quem, por ação ou omissão, tenha dado causa ao motivo ali descrito, inclusive no tocante ao disposto na Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992 (Lei de Improbidade Administrativa).

Assim sendo, a dispensa de licitação emergencial é para situações imprevisíveis, como desastres, calamidade pública, eventos de força maior (ciclones, vendavais, enchentes) etc. Também é possível a contratação direta quando a situação de emergência decorre da falta de planejamento, da desídia administrativa ou da má gestão dos recursos públicos, devendo-se analisar, para fim de responsabilização, a conduta do agente público que não adotou, tempestivamente, as providências cabíveis (Acórdãos TCU nº 3521/2010 - 2ª Câmara, nº 819/2014 - Plenário e nº 628/2014 - Plenário).

Antes da contratação emergencial por dispensa de licitação, é necessário registrar o planejamento de suas futuras aquisições, levando-se em consideração as necessidades completas da Epagri (verificar o Plano Anual de Contratações), a economia de escala, o princípio da padronização, a manutenção, a substituição programada e a excepcionalidade das dispensas de licitação. 

09.01.09 Gerir dispensas de licitação em razão de locação  até R$ 1.430.000,00

09.01.11 Gerir termo aditivo para bens e serviços em geral ou bens e serviços de tecnologia de informação  de prorrogação de prazo, sem aumento de despesas

09.01.12 Gerir termo aditivo para bens e serviços em geral ou bens e serviços de tecnologia de informação  de prorrogação de prazo, com aumento de despesas

Para orientações sobre termo aditivo de alteração quantitativa, vide SGP-e EPAGRI 653/2020, fl.775

09.01.13 Atestar capacidade técnica de fornecedores

Orientações para gestor e fiscal de contrato em relação a emissão de opinião para Atestado, consultar aqui

09.01.26 Formalizar termo aditivo de despesas

Fluxo para Termo Aditivo de Despesas para Bens e Serviços em Geral ou Bens e Serviços de Tecnologia de Informação  de prorrogação de prazo, sem aumento de despesas

09.01.27 Aplicar Processo Administrativo Sancionador (PAS)

Processo utilizado para investigar e punir fornecedores por descumprimentos contratuais, atrasos ou outras falhas, garantindo-lhes o contraditório e a ampla defesa.

09.01.28 Aplicar Processo Administrativo de Responsabilização (PAR)

Processo específico para investigar e punir fornecedores e licitantes por práticas de atos de corrupção, fraudes em licitações e contratos, oferecimento de propina, uso de documentos falsos etc., conforme a Lei Anticorrupção, garantindo-lhes o contraditório e a ampla defesa.

09.01.31 Planejar contratação de obras e serviços de engenharia e arquitetura

09.01.33 Aplicar multa derivada de contrato

PAINEL - Obrigações Processo de Aquisição e Compras

[2023_03]Resumo_Obrigações_Processos_Aquisição