Cadeia de Valor

ENTREGA DE VALOR: Desenvolver o meio rural e pesqueiro em benefício da SOCIEDADE.

O que é uma cadeia de valor?

Sob uma perspectiva conceitual, a  cadeia de valor corresponde a uma sequencia de elos que detalham o funcionamento dos processos de uma organização em um mapa, ou seja, a  representação de como eles estão interligados. Já o valor pode ser medido pela experiência do cliente, sendo alguns exemplos a percepção de qualidade de um produto/serviço, um atendimento excepcional, as inovações envolvidas, a confiabilidade, a segurança, entre outros quesitos que proporcionam a satisfação.  A concepção de uma cadeia de valor pode variar de acordo com o segmento, porte, estratégia e tipo de organização (Indústria, Comércio ou Serviço). 

A estrutura de uma cadeia de valor contempla  os processos de negócios ou finalísticos, os processos de suporte ou apoio e os processos de gestão ou estratégicos.

Processos de Gestão ou Estratégicos: Os processos estratégicos têm como propósito planejar, medir, monitorar e controlar todas as atividades nos níveis estratégico, tático e  operacional.

Processos de Negócio ou Finalísticos: Correspondem aos processos relacionados a atividade  fim do negócio, ou seja, os processos que possuem um impacto direto na percepção de valor do cliente.

Processos de Suporte ou Apoio: São os processos que dão apoio e agregam valor para os processos de negócios.

A cadeia de valor representa uma visão de processos, ela transpassa a estrutura organizacional sem substituí-la. Neste sentido, existem processos executados por pessoas da área fim que são processos de apoio e vice-versa.

Para saber como buscar processos no site, assista ao vídeo ao final da página!

GESTÃO

PROCESSOS ESTRATÉGICOS

NEGÓCIO

PROCESSOS FINALÍSTICOS DA ORGANIZAÇÃO

APOIO

PROCESSOS DE SUPORTE PARA A OPERAÇÃO

COMO LER A CADEIA DE VALOR:

Categoria de processos (nível 1)

São macroprocessos que permitem identificar as principais frentes de atuação da empresa.

Representados pelas cores mais fortes.

Grupo de processos (nível 2)

São um conjunto de processos somados. Sua formação se dá por processos que ocorrem em diferentes setores, envolvendo diferentes funções ou cargos.

Representado pelas cores mais fracas:

Processos (nível 3)

Os processos podem ser definidos por uma atividade ou um grupo de atividades que são estruturadas de modo que, após a sua finalização, seja entregue um produto ou serviço. Em geral,  ocorrem em poucos setores, envolvendo diferentes funções ou cargos.

Esse nível da cadeia de valor tende a ser dinâmico e sofrer alterações conforme a realização dos mapeamentos. 

Nesse site, você encontra os processos nas abas do "macroprocesso" ou buscando na lupa do canto superior direito.

Suprocessos (nível 4)

São pequenas partes de um processo que ocorrem, em geral num único setor, que pode ou não envolver diferentes funções ou cargos.

Nesse site, você encontra os processos nas abas do "macroprocesso" ou buscando na lupa do canto superior direito.

COMO PROCURAR PROCESSOS NO SITE?

[SITE] Cadeia de valor.mp4

Faça do download da cadeia de valor completa aqui: